abertura

[Início]

Currículo

Abaixo está o currículo de Johnny Virgil (johnnyvirgilbr@gmail.com ou johnnyvirgil@hotmail.com).


Apresentação

Atuo na área de informática desde 1989. Já exerci todas as funções pertinentes à área, como programador, analista de sistemas, e, nos últimos anos, também como gerente de projetos. Meus trabalhos são requisitados geralmente para projetos complexos, onde não existe nenhum ou pouco conhecimento, com a finalidade de gerar inovação ou sistematizar conteúdo falho e esparso. No âmbito técnico, meus conhecimentos envolvem a teoria e a prática do desenvolvimento de sistemas, do uso de banco de dados, do gerenciamento de projetos de acordo com as melhores práticas de mercado. Em termos de conhecimento acadêmico, tenho o título de mestre em Ciência da Informação, o que me permite analisar os projetos de acordo com uma ótica voltada também aos aspectos informacionais, cognitivos e sociais. Sou fluente em inglês e espanhol, além do português, e possuo rudimentos que me permitem entender alemão e francês. Devido à minha grande facilidade para a aquisição de novos idiomas, o trabalho com equipes de estrangeiros é favorecido. O que principalmente me atrai nas funções que desempenho é o desafio que elas impõem, em razão da dificuldade que elas geralmente implicam. Adoro viagens e, para mim, é um fator positivo a troca de experiências culturais. Estou sempre aberto a discutir novos desafios.

Escolaridade

Escola Básica Municipal "Machado de Assis"
Ensino fundamental - 1981-1988

Escola Técnica do Vale do Itajaí
Técnico em Processamento de Dados - 1989-1991

Fundação Universidade Regional de Blumenau
Letras Português-Inglês - 1997

Fundação Universidade Regional de Blumenau
Letras Português-Espanhol - 2001

Universidade Federal do Mato Grosso do Sul
Pós-graduação em Orientação Pedagógica em Educação a Distância - 2004
Disciplinas:
- Análise e Semiótica do Texto
- As Ciências Cognitivas e as Tecnologiiaas da Informação
- Cosmologia e Visão
- Do Texto ao Hipertexto
- Epistemologia e História da Educação
- Gestão em EAD
- Metodologia de Pesquisa
- Recursos Didáticos em EAD
- Sistemas de Avaliação em EAD
- Softwares Educacionais
Monografia: A Dinâmica de Funcionamento do "Chat" nas Sessões do OPEAD1
Resumo:
O presente estudo analisou, sob a ótica do ramo da análise do discurso chamado análise conversacional, a dinâmica de funcionamento das sessões de "chat" da primeira turma do Curso de Especialização em Orientadores Pedagógicos em Educação a Distância (OPEAD1) desenvolvido pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Nesse curso, o "chat" foi utilizado como ferramenta pedagógica, o que mereceu um exame mais aprofundado de como a discussão se processa em um ambiente cujas características incluem sincronia implícita, multiplicidade de usuários, temas paralelos e não-linearidade (nesse sentido, o "chat" pode ser considerado detentor de uma nova modalidade de discurso), no intuito de verificar se os tópicos discutidos nas sessões se mantinham fiéis aos conteúdos propostos pelas disciplinas às quais se relacionavam. A análise resultou na comprovação de que o número de mensagens inválidas e fáticas é alto, de que as discussões tomam rumos circulares, de que o paralelismo temático acaba fazendo com que as discussões não sejam concluídas satisfatoriamente, de que recursos técnicos insatisfatórios influenciam negativamente na aplicação da ferramenta, de que tópicos delimitados são os mais adequados ao ambiente e de que diversas mensagens consideradas inválidas sob o ponto de vista do conteúdo disciplinar versam sobre aspectos gerais do desenvolvimento do curso ou do ambiente do "chat".
Orientação: Prof. Dr. Richard Perassi Luiz de Sousa
Conceito: A
Clique aqui para ver a apresentação feita à banca examinadora em formato .ppt.
Clique aqui para acessar o documento da monografia em formato .pdf.

Universidade Federal de Santa Catarina
Mestrado em Ciência da Informação - 2005-2007
Disciplinas:
- Informação e Comunicação na Sociedadee do Conhecimento
- Fontes de Informação
- Gestão da Informação e do Conhecimento
- Direitos Autorais na Internet
- Pesquisa em Ciência da Informação
- Planejamento e Gestão de Unidades de Informação
- Recuperação Inteligente da Informação
Dissertação: O Fluxo de Informação Durante a Gerência de Projetos de Software: empresas de desenvolvimento de software de Blumenau
Resumo:
Esta dissertação tem o objetivo de compreender o fluxo de informação relacionado às atividades de gerência de projetos de software que são executadas por gerentes de empresas de desenvolvimento de software de Blumenau. Analisa-se o fluxo de informação sob as seguintes perspectivas: as fontes de informação utilizadas pelos gerentes no seu trabalho, os canais de acesso a essas fontes, os documentos gerados a partir do uso das fontes e os canais de disseminação desses documentos. Metodologicamente, a pesquisa é descritiva, sob a forma de um estudo qualitativo, a coleta de dados ocorre por meio de um questionário enviado a quatro empresas, e a análise se orienta pela análise categorial. A pesquisa constatou que: apenas duas empresas possuíam processos de gerenciamento de projetos de software; o nível de qualificação dos gerentes para o trabalho com o gerenciamento de projetos de software é baixo; a divisão do processo de gerenciamento ocorre por fases; as fontes de informação e os documentos gerados mais freqüentes e importantes estão relacionados ao planejamento e à organização, à comunicação e aos insumos técnicos e específicos da atividade de gerenciamento; os canais de acesso são primordialmente internos e pessoais, enquanto os canais de disseminação são preferentemente internos e impessoais; os critérios que norteiam a utilização das fontes de informação, dos canais de acesso e dos canais de disseminação são confiabilidade, facilidade e disponibilidade; a necessidade induz à geração de um documento; há uma atualização aparentemente contínua de alguns documentos gerados; a operacionalização do trabalho dos gerentes e o pouco contato com membros da diretoria são duas áreas de preocupação; o meio científico e acadêmico se encontra pouco representado no fluxo de informação durante a gerência de projetos de software das empresas participantes da pesquisa. Conclui-se que há quatro processos (o acesso às fontes de informação, o uso das fontes de informação, a geração/atualização de documentos e a disseminação dos documentos gerados) e que os elementos do fluxo de informação atrelados a cada um deles se comportam de maneira similar, mas com divergências na direção, na proximidade e nos critérios de utilização.
Orientação: Prof. Dr. Angel Freddy Godoy Viera
Conceito: A
Clique aqui para ver a apresentação feita à banca examinadora em formato .ppt.
Clique aqui para acessar o documento da dissertação em formato .pdf.

Qualificação Profissional

Colégio Estadual Professor João Widemann
Função: Professor de Línguas Portuguesa e Inglesa, Literaturas Portuguesa e Brasileira
1997-1998 (2 anos)

Yázigi Internexus
Função: Professor de Língua Inglesa e Língua Espanhola
1998-2001 (4 anos)
Atribuições:
1 instrução desde níveis básicos até pós-avançados;
2 instrução de cursos de conversação;
3 execução de cursos para professores.

CNA Instituto de Idiomas
Função: Professor de Língua Inglesa
2001-2008 (7 anos)
Atribuições:
1 instrução desde níveis básicos até pós-avançados;
2 instrução de cursos de conversação;
3 instrução de cursos preparatórios para o exame de proficiência Trinity;
4 instrução de cursos preparatórios para o exame de proficiência TOEIC;
5 instrução de cursos em empresas.

Cetil Sistemas de Informática S/A
Função: Coordenador de Projetos, Analista de Sistemas e Programador
1992-2007 (16 anos)
Atribuições:
1 Programação:
1.1 em Visual Basic 6.0;
1.2 em Visual Basic 3.0;
1.3 em Delphi;
1.4 em ZIM 4.0;
1.5 em Pascal;
1.6 avançada de API do Windows;
1.7 em linguagem script ASP.
2 Design e implementação de objetos COM (OCXs e DLLs):
2.1 objetos de máscara;
2.2 botões customizados;
2.3 barras de botões customizadas;
2.4 interpretadores de pseudolinguagens;
2.5 centralizadores de funcionalidades.
3 Desenvolvimento de sistemas de arrecadação tributária (Prefeitura Municipal de Salvador) e de apoio ao poder legislativo (Câmara Municipal de Blumenau).
4 Desenvolvimento de rotinas para diversos bancos de dados, como Microsoft SQL Server, Oracle e Microsoft Access.
5 Desenvolvimento de rotinas de suporte:
5.1 controle e auditoria de usuários;
5.2 impressão em linguagem PCL;
5.3 instaladores e removedores automatizados de produtos;
5.4 rotinas genéricas de impressão;
5.5 conversor de comandos SQL entre diversos bancos de dados;
5.6 pesquisa fonética aplicada à língua portuguesa.
6. Modelagem de dados:
6.1 construção de modelos lógicos e físicos;
6.2 modelos/diagramas entidade-relacionamento (MER/DER);
6.3 diagramas de fluxo de dados (DFD);
6.4 diagramas hierárquico-funcionais (DHF);
6.5 modelo de dados corporativo.
7 Instrutor de cursos:
7.1 modelagem de dados;
7.2 linguagens de programação;
7.3 aplicativos;
7.4 lógica;
7.5 orientação a objetos;
7.6 orientação a eventos.
8 Padronização visual e processual de projetos.
9 Coordenação de projetos:
9.1 Planejamento de projetos;
9.2 Controle da execução de projetos;
9.3 Administração de equipe de suporte;
9.4 Criação de metodologia de estimativa de software para sistemas em Visual Basic 6.0.

AtivaSoft Sistemas e Consultoria
Função: Gerente de Projetos, Analista de sistemas
Outsourcing para empresas alemãs.
Desenvolvimento em C# (Microsoft Visual Studio 2003 e 2005), Crystal Reports, ASP.NET, List&Label, Microsoft SQL Server 2000, 2005 e 2008, QlikView.
Gerenciamento, consultoria e desenvolvimento de sistemas específicos e com nota fiscal eletrônica. Gestão de projetos de implantação e suporte. Análise da legislação específica e consultoria sobre problemas nas informações fiscais.
2008-2011

Senior Sistemas S/A
Função: Gerente de Projetos
Gerenciamento de projetos de manutenção (ERP, Sapiens).
2011-atual

Outras Qualificações

Panorama da Literatura Anglo-americana - FURB - 1996
Aluno

Congresso de Língua e Literatura - COLL - UNOESC - 1996
Participante

Lingüística Aplicada à Língua Inglesa - FURB - 1997
Aluno

Using Music as a Foreign Language - FURB - 1997
Aluno

Heinemann Seminar for Teachers of English - 1997
Participante

Breves - Poemas - 1998
Autor

University of London Language Proficiency Test Level V - 1998
Detentor do título

Course of Methodology Yázigi - 1999
Participante

IV Yázigi International Language Teaching Seminar - 1999
Apresentador de English 'Round the World em conjunto com Astrid Odebrecht

BRAZ-TESOL - 7th National Convention - 2000
Apresentador de Monothematic Classes
Apresentador de Poetry and Language Awareness

Microsoft Certified Professional - 2001
Detentor do título

As Relações Humanas no Ambiente do "Chat" - Artigo científico
Aguardando publicação pela UFMS (data não definida)
Autor
Resumo:
As relações humanas são os vínculos sociais que os seres humanos constróem entre si. Existem diferenças entre as relações estabelecidas em situações presenciais, através da conversa comum, e as oriundas da utilização do "chat" textual, principalmente no que se refere à presencialidade/virtualidade, à identidade, à organização, ao ritmo e ao discurso. No "chat", os usuários perdem um pouco a sua identidade real, utilizam um menor nível de formalidade e acabam conferindo ao contato um boa parcela de superficialidade.

O "Chat" como Ferramenta de Interação Virtual - Artigo científico
Aguardando publicação pela UFMS (data não definida)
Autor
Resumo:
O "chat" textual é uma ferramenta de interação virtual popular e importante no contexto social e da educação a distância, devendo ser analisada de acordo com as suas características próprias. Este artigo visa a apontar, através da análise das transcrições da primeira turma do Curso de Especialização em Orientadores Pedagógicos em Educação a Distância (OPEAD1), oferecido pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) na modalidade a distância, que a falsa sincronia do "chat" e o anonimato são geradores de situações novas e diversas que merecem amplo planejamento didático e pedagógico.

Treinamento em Processo Simplificado de Gerência de Configuração - Coordenadores - 2005
Participante

Treinamento em Processo Simplificado de Gerência de Configuração - Usuário - 2005
Participante

Excel com Visual Basic for Applications - 2005
Participante

Exame de Proficiência em Língua Inglesa - 2005
Competência em leitura para programas de pós-graduação
Detentor do título

Visual Basic 6.0 - 11 h
Instrutor do curso

Programação Básica - 15 h
Instrutor do curso

Análise e Projeto Orientado a Objetos com UML - 32 h
Participante

Designing and Implementing Databases with Microsoft SQL Server - 20 h
Participante

Gestão Pública - 4 h
Participante

Gestão de Demandas - 2005 - 12 h
Participante

Crystal Reports - Designer - 2005 - 8 h
Participante

Visão Geral do Processo Unificado Cetil - PUC - 2006 - 16 h
Participante

Gerência de Projeto - 2006 - 24 h
Participante

Gerenciamento de Projetos com MS-PROJECT - 2006 - 8 h
Participante

Gerenciamento de Requisitos - 2006 - 16 h
Participante

Gerência de Configuração - 2006 - 8 h
Participante

Introduction to Capability Maturity Model Integration (Staged and Continuous), V 1.1 - 2006
Participante

Sociedade das Possibilidades - Ensaios - Ciência da Informação - 2006
Autor
Faça o download do livro aqui.

Fundamentos da Ferramenta RequisitePro - 2006 - 8 h
Participante

El Contenido de las Imágenes y su Representación Documental - 15 h
Participante

Curso Geral de Propriedade Intelectual
Academia Mundial da OMPI
Participante

GODOY VIERA, A. F.; VIRGIL, J. Uma revisão dos algoritmos de radicalização em língua portuguesa. Information Research, v. 12, n. 3, Apr. 2007. Disponível em: <http://InformationR.net/ir/12-3/paper315.html>. Acesso em: 7 jun. 2007.
Periódico Qualis A internacional.

VIRGIL, J. A Biblioteca de Babel: uma metáfora para a sociedade da informação. DataGramaZero, v. 8, n. 4, ago. 2007. Disponível em: <http://www.dgz.org.br/ago07/Art_04.htm>. Acesso em: 3 out. 2007.
Periódico Qualis A nacional.

CNA's Teacher Training Course: key aspects of the metholodogy for English teachers - 4 h
16 de janeiro de 2008
CNA Blumenau
Instrutor do curso
Clique aqui para visualizar os tópicos do curso em formato .ppt.

VIRGIL, J. A Biblioteca de Babel: uma metáfora para a sociedade da informação. Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação e Biblioteconomia, v. 3, n. 1, 2008. Disponível em: <http://revista.ibict.br/pbcib/index.php/pbcib/article/view/836>. Acesso em: 24 maio 2008.
Periódico do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - IBICT.

VIRGIL, J. O Fluxo de Informação Durante a Gerência de Projetos de Software: empresas de desenvolvimento de software de Blumenau. Encontros Bibli: Revista Eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação, set. 2007. Disponível em: <http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/eb/thesis/view/27>. Acesso em: 25 maio 2008.

VIRGIL, J. Síntese da relação da tecnologia com o ser humano e a sociedade. Informação & Informação, Londrina, v. 13, n. 1, p. 48-71, jan./jul. 2008. Disponível em: <http://www2.uel.br/revistas/informacao/include/getdoc.php?id=791&article=227&mode=pdf>. Acesso em: 4 out. 2008.
Periódico Qualis A local.

South Consulting Sign@ture: Curso Técnico Básico - 6 h
16 de outubro de 2008
AtivaSoft Processamento de Dados Ltda.
Instrutor do curso, em conjunto com Jair Jerônimo de Albuquerque e Kleber Reis dos Santos

Encontros Bibli: Revista Eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação
Avaliador ad hoc do v.13, n. 26, de 2008

South Consulting Sign@ture: Curso Técnico - 12 h
24 e 25 de outubro de 2008
South Consulting Signature do Brasil
Participante

VIRGIL, Johnny. Entende-se "emergência" como a autoestruturação de um organismo. XV Jornal da Rede GESITI, Brasil, n. XV, set. 2009. Disponível em: <http://www.johnnyvirgil.com.br/johnnyvirgil/download/XV-JORNAL_GESITI_SET_2009.pdf>. Acesso em: 22 set. 2009.
Periódico da rede GESITI, com apoio do Centro de Tecnologia Renato Archer e do Ministério da Ciência e Tecnologia.

VIRGIL, Johnny. O começo do declínio.... XVIII Jornal da Rede GESITI, Brasil, n. XVIII, fev. 2010. Disponível em: <http://www.johnnyvirgil.com.br/johnnyvirgil/download/XVIII-JORNAL_GESITI_FEV_2010.pdf>. Acesso em: 27 fev. 2010.
Periódico da rede GESITI, com apoio do Centro de Tecnologia Renato Archer e do Ministério da Ciência e Tecnologia.

VIRGIL, Johnny. Apresentação. In: VIRGIL, Miriam. Momentos de Encanto. Blumenau: Nova Letra, 2010.
Apresentação do livro de poemas de Miriam Virgil

VIRGIL, Miriam. Momentos de Encanto. Blumenau: Nova Letra, 2010.
Revisão do livro
Conheça a página de Miriam Virgil.

VIRGIL, Johnny. O homem-concha: a casa do penhasco. Blumenau: Ed. do Autor, 2011.
Autor

PontodeAcesso: Revista do Instituto de Ciência da Informação da UFBA
Avaliador ad hoc

Softwell Maker - 40h
de 11 a 15/04/2011
Participante

VIRGIL, Johnny. Nota Explicativa. In: WEBER, Lucas Ravizzoni Weber. Mundo da Fantasia. Blumenau: Nova Letra, 2012.
Nota explicativa sobre os poemas do livro.

WEBER, Lucas Ravizzoni Weber. Mundo da Fantasia. Blumenau: Nova Letra, 2012.
Seleção e organização do livro, em conjunto com Miriam Virgil. Revisão do texto, em conjunto com Miriam Virgil. Diagramação e digitação do livro.

VIRGIL, Johnny. Piolho ou Lambida. Blumenau: Ed. do Autor, 2013.
Autor

Idiomas

Português fluente
Inglês fluente
Espanhol fluente
Francês para leitura
Alemão para conversação

Currículo Lattes

Clique aqui.

Palestras

Implantação de Processos de Desenvolvimento de Software: aspectos gerenciais
20 de novembro de 2006
Assevim - Brusque - SC
Clique aqui para visualizar a apresentação em formato .ppt.

O Fluxo de Informação durante a Gerência de Projetos de Software: resultados de uma pesquisa
21 de novembro de 2007
CESBLU - Blumenau - SC
Clique aqui para visualizar a apresentação em formato .ppt.

Prêmios e Homenagens

Concurso de Redação Escolar sobre o tema "Minha visão do espaço exterior e o que ele promete para o meu país e para a humanidade"
1o. lugar em Santa Catarina
Ministério da Educação - MEC
Menção Honrosa
1991

Escola Técnica do Vale do Itajaí - ETEVI
Comemoração dos 25 anos de fundação
Sessão Solene da Academia de Oratória
Homenagem como ex-aluno
2005


© Todos os direitos reservados. Melhor visualizado no navegador Internet Explorer com a resolução 800x600.