start

[Start]

Curriculum

Below is Johnny Virgil's curriculum (johnnyvirgilbr@gmail.com or johnnyvirgil@hotmail.com).


Introduction

I have been working with Informatics since 1989. I have already been in all positions related to the area, as a programmer, a systems engineer, and, in the last years, as a project manager too. My efforts are mainly requested for complex projects, where there is none or little knowledge, with the aim of fostering innovation or systematizing flawed and dispersed content. In terms of technical abilities, my knowledge includes theory and practice in systems development, the use of databases and project management in accordance with the best practices in the marketplace. In terms of academic knowledge, I hold the title of master in Information Science, which allows me to analyse projects in accordance with a view turned also to informational, cognition and social aspects. I am fluent in English and Spanish, besides Portuguese, and I know the basics which allow me to understand pretty well German and French. Due to the easiness on my part in the learning of languages, working with teams including foreigners is favored. What attracts me most in the positions I have held is the challenge that they imply, due to the difficulties they usually involve. I enjoy travelling and, to me, the exchange of cultural experiences is a positive fator. I am always open to discuss any new professional challenges.

Education

Escola Básica Municipal "Machado de Assis"
Primary School - 1981-1988

Escola Técnica do Vale do Itajaí
Technician in Data Processing - 1989-1991

Fundação Universidade Regional de Blumenau
Graduation in Languages, Portuguese-English - 1997

Fundação Universidade Regional de Blumenau
Graduation in Languages, Portuguese-Spanish - 2001

Universidade Federal do Mato Grosso do Sul
Postgraduation in Distance Education Pedagogical Supervision - 2004
Subjects:
- Text Analysis and Semiótica
- Cognitive Sciences and Information Technologies
- Cosmologia and Vision
- From Text to Hypertext
- Epistemologia e History of Education
- Management in Distance Education
- Research Methodology
- Recursos Didáticos in Distance Education
- Evaluation Systems in Distance Education
- Educational Software
Monograph: A Dinâmica de Funcionamento do "Chat" nas Sessões do OPEAD1
Summary:
O presente estudo analisou, sob a ótica do ramo da análise do discurso chamado análise conversacional, a dinâmica de funcionamento das sessões de "chat" da primeira turma do Curso de Especialização em Orientadores Pedagógicos em Educação a Distância (OPEAD1) desenvolvido pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Nesse curso, o "chat" foi utilizado como ferramenta pedagógica, o que mereceu um exame mais aprofundado de como a discussão se processa em um ambiente cujas características incluem sincronia implícita, multiplicidade de usuários, temas paralelos e não-linearidade (nesse sentido, o "chat" pode ser considerado detentor de uma nova modalidade de discurso), no intuito de verificar se os tópicos discutidos nas sessões se mantinham fiéis aos conteúdos propostos pelas disciplinas às quais se relacionavam. A análise resultou na comprovação de que o número de mensagens inválidas e fáticas é alto, de que as discussões tomam rumos circulares, de que o paralelismo temático acaba fazendo com que as discussões não sejam concluídas satisfatoriamente, de que recursos técnicos insatisfatórios influenciam negativamente na aplicação da ferramenta, de que tópicos delimitados são os mais adequados ao ambiente e de que diversas mensagens consideradas inválidas sob o ponto de vista do conteúdo disciplinar versam sobre aspectos gerais do desenvolvimento do curso ou do ambiente do "chat".
Advisor: Prof. Dr. Richard Perassi Luiz de Sousa
Grade: A
Click here to see a apresentação feita à banca examinadora em formato .ppt.
Click here para acessar o documento da monografia em formato .pdf.

Universidade Federal de Santa Catarina
Master in Information Science - 2005-2007
Subjects:
- Informação e Comunicação in the Knowledge Society
- Information Sources
- Gestão da Informação e do Conhecimento
- Direitos Autorais na Internet
- Research in Information Science
- Planejamento e Gestão de Unidades de Informação
- Inteligent Information Retrieval
Thesis: O Fluxo de Informação Durante a Gerência de Projetos de Software: empresas de desenvolvimento de software de Blumenau
Summary:
Esta dissertação tem o objetivo de compreender o fluxo de informação relacionado às atividades de gerência de projetos de software que são executadas por gerentes de empresas de desenvolvimento de software de Blumenau. Analisa-se o fluxo de informação sob as seguintes perspectivas: as fontes de informação utilizadas pelos gerentes no seu trabalho, os canais de acesso a essas fontes, os documentos gerados a partir do uso das fontes e os canais de disseminação desses documentos. Metodologicamente, a pesquisa é descritiva, sob a forma de um estudo qualitativo, a coleta de dados ocorre por meio de um questionário enviado a quatro empresas, e a análise se orienta pela análise categorial. A pesquisa constatou que: apenas duas empresas possuíam processos de gerenciamento de projetos de software; o nível de qualificação dos gerentes para o trabalho com o gerenciamento de projetos de software é baixo; a divisão do processo de gerenciamento ocorre por fases; as fontes de informação e os documentos gerados mais freqüentes e importantes estão relacionados ao planejamento e à organização, à comunicação e aos insumos técnicos e específicos da atividade de gerenciamento; os canais de acesso são primordialmente internos e pessoais, enquanto os canais de disseminação são preferentemente internos e impessoais; os critérios que norteiam a utilização das fontes de informação, dos canais de acesso e dos canais de disseminação são confiabilidade, facilidade e disponibilidade; a necessidade induz à geração de um documento; há uma atualização aparentemente contínua de alguns documentos gerados; a operacionalização do trabalho dos gerentes e o pouco contato com membros da diretoria são duas áreas de preocupação; o meio científico e acadêmico se encontra pouco representado no fluxo de informação durante a gerência de projetos de software das empresas participantes da pesquisa. Conclui-se que há quatro processos (o acesso às fontes de informação, o uso das fontes de informação, a geração/atualização de documentos e a disseminação dos documentos gerados) e que os elementos do fluxo de informação atrelados a cada um deles se comportam de maneira similar, mas com divergências na direção, na proximidade e nos critérios de utilização.
Advisor: Dr. Angel Freddy Godoy Viera
Grade: A
Click aqui para ver a apresentação feita à banca examinadora em formato .ppt.
Click aqui para acessar o documento da dissertação em formato .pdf.

Professional Life

Colégio Estadual Professor João Widemann
Position: Portuguese, English, Portuguese Literature and Brazilian Literature Teacher
1997-1998 (2 years)

Yázigi Internexus
Position: English and Spanish Teacher
1998-2001 (4 years)
Responsibilities:
1 instruction from basic to post-advanced levels;
2 instruction of conversation courses;
3 teacher training.

CNA Instituto de Idiomas
Position: English Teacher
2001-2008 (7 years)
Responsibilities:
1 instruction from basic to post-advanced levels;
2 instruction of conversation courses;
3 instruction de cursos preparatórios para o exame de proficiência Trinity;
4 instruction de cursos preparatórios para o exame de proficiência TOEIC;
5 in-company instruction.

Cetil Sistemas de Informática S/A
Position: Project Manager, Systems Engineer and Programmer
1992-2007 (16 years)
Responsibilities:
1 Programming:
1.1 in Visual Basic 6.0;
1.2 in Visual Basic 3.0;
1.3 in Delphi;
1.4 in ZIM 4.0;
1.5 in Pascal;
1.6 advanced Windows API programming;
1.7 in ASP script language.
2 Design and implementation of COM objects (OCX's and DLL's):
2.1 masking objects;
2.2 customized buttons;
2.3 customized button bars;
2.4 pseudolanguage interpreters;
2.5 centralizadores de funcionalidades.
3 Desenvolvimento de sistemas de arrecadação tributária (Prefeitura Municipal de Salvador) e de apoio ao poder legislativo (Câmara Municipal de Blumenau).
4 Desenvolvimento de rotinas para diversos bancos de dados, como Microsoft SQL Server, Oracle e Microsoft Access.
5 Desenvolvimento de rotinas de suporte:
5.1 controle e auditoria de usuários;
5.2 printing routines in PCL;
5.3 instaladores e removedores automatizados de produtos;
5.4 generic purpose printing routines;
5.5 SQL command convert among several database languages;
5.6 phonetic search applied to the Portuguese language.
6. Data modelling:
6.1 construção de modelos lógicos e físicos;
6.2 modelos/diagramas entidade-relacionamento (MER/DER);
6.3 diagramas de fluxo de dados (DFD);
6.4 diagramas hierárquico-funcionais (DHF);
6.5 modelo de dados corporativo.
7 Course instructor:
7.1 data modelling;
7.2 programming languages;
7.3 software products;
7.4 logic;
7.5 object-oriented programming;
7.6 event-driven programming.
8 Design of Visual standards and development of project process standands.
9 Project management:
9.1 Project planning;
9.2 Control of project execution;
9.3 Support team management;
9.4 Criação de metodologia de estimativa de software para sistemas em Visual Basic 6.0.

AtivaSoft Sistemas e Consultoria
Position: Project manager, Systems engineer
Outsourcing for German companies.
Development in C#, ASP.NET and List&Label.
Management and development of application-specific systems and electronic invoice applications.
2008-now

Other Qualifications

Panorama da Literatura Anglo-americana - FURB - 1996
Student

Congresso de Língua e Literatura - COLL - UNOESC - 1996
Participant

Lingüística Aplicada à Língua Inglesa - FURB - 1997
Student

Using Music as a Foreign Language - FURB - 1997
Student

Heinemann Seminar for Teachers of English - 1997
Participant

Breves - Poems - 1998
Author

University of London Language Proficiency Test Level V - 1998
Certificate holder

Course of Methodology Yázigi - 1999
Participant

IV Yázigi International Language Teaching Seminar - 1999
Presenter of English 'Round the World

BRAZ-TESOL - 7th National Convention - 2000
Presenter of Monothematic Classes
Presenter of Poetry and Language Awareness

Microsoft Certified Professional - 2001
Certificate holder

As Relações Humanas no Ambiente do "Chat" - Paper
Awaiting publication by UFMS (date not defined)
Author
Summary:
As relações humanas são os vínculos sociais que os seres humanos constróem entre si. Existem diferenças entre as relações estabelecidas em situações presenciais, através da conversa comum, e as oriundas da utilização do "chat" textual, principalmente no que se refere à presencialidade/virtualidade, à identidade, à organização, ao ritmo e ao discurso. No "chat", os usuários perdem um pouco a sua identidade real, utilizam um menor nível de formalidade e acabam conferindo ao contato um boa parcela de superficialidade.

O "Chat" como Ferramenta de Interação Virtual - Paper
Awaiting publication by UFMS (date not defined)
Author
Summary:
O "chat" textual é uma ferramenta de interação virtual popular e importante no contexto social e da educação a distância, devendo ser analisada de acordo com as suas características próprias. Este artigo visa a apontar, através da análise das transcrições da primeira turma do Curso de Especialização em Orientadores Pedagógicos em Educação a Distância (OPEAD1), oferecido pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) na modalidade a distância, que a falsa sincronia do "chat" e o anonimato são geradores de situações novas e diversas que merecem amplo planejamento didático e pedagógico.

Treinamento em Processo Simplificado de Gerência de Configuração - Coordenadores - 2005
Participant

Treinamento em Processo Simplificado de Gerência de Configuração - Usuário - 2005
Participant

Excel com Visual Basic for Applications - 2005
Participant

Exame de Proficiência em Língua Inglesa - 2005
Competência em leitura para programas de pós-graduação
Certificate holder

Visual Basic 6.0 - 11 h
Course instructor

Programação Básica - 15 h
Course instructor

Análise e Projeto Orientado a Objetos com UML - 32 h
Participant

Designing and Implementing Databases with Microsoft SQL Server - 20 h
Participant

Gestão Pública - 4 hours
Participant

Gestão de Demandas - 2005 - 12 hours
Participant

Crystal Reports - Designer - 2005 - 8 hours
Participant

Visão Geral do Processo Unificado Cetil - PUC - 2006 - 16 hours
Participant

Project Management - 2006 - 24 hours
Participant

Gerenciamento de Projetos com MS-PROJECT - 2006 - 8 hours
Participant

Requirement Management - 2006 - 16 hours
Participant

Configuration Management - 2006 - 8 hours
Participant

Introduction to Capability Maturity Model Integration (Staged and Continuous), V 1.1 - 2006
Participant

Sociedade das Possibilidades - Essays - Information Science - 2006
Author
Download the book here.

Fundamentos da Ferramenta RequisitePro - 2006 - 8 hours
Participant

El Contenido de las Imágenes y su Representación Documental - 15 hours
Participant

Curso Geral de Propriedade Intelectual
Academia Mundial da OMPI
Participant

GODOY VIERA, A. F.; VIRGIL, J. Uma revisão dos algoritmos de radicalização em língua portuguesa. Information Research, v. 12, n. 3, Apr. 2007. Disponível em: <http://InformationR.net/ir/12-3/paper315.html>. Acesso em: 7 jun. 2007.
Qualis A internacional Journal.

VIRGIL, J. A Biblioteca de Babel: uma metáfora para a sociedade da informação. DataGramaZero, v. 8, n. 4, ago. 2007. Disponível em: <http://www.dgz.org.br/ago07/Art_04.htm>. Acesso em: 3 out. 2007.
Qualis A nacional Journal.

CNA's Teacher Training Course: key aspects of the metholodogy for English teachers - 4 h
January 16th, 2008
CNA Blumenau
Course instructor
Click here to view the topics of the course in .ppt format.

VIRGIL, J. A Biblioteca de Babel: uma metáfora para a sociedade da informação. Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação e Biblioteconomia, v. 3, n. 1, 2008. Disponível em: <http://revista.ibict.br/pbcib/index.php/pbcib/article/view/836>. Acesso em: 24 maio 2008.
Periódico do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - IBICT.

VIRGIL, J. O Fluxo de Informação Durante a Gerência de Projetos de Software: empresas de desenvolvimento de software de Blumenau. Encontros Bibli: Revista Eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação, set. 2007. Disponível em: <http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/eb/thesis/view/27>. Acesso em: 25 maio 2008.

VIRGIL, J. Síntese da relação da tecnologia com o ser humano e a sociedade. Informação & Informação, Londrina, v. 13, n. 1, p. 48-71, jan./jul. 2008. Disponível em: <http://www2.uel.br/revistas/informacao/include/getdoc.php?id=791&article=227&mode=pdf>. Acesso em: 4 out. 2008.
Qualis A local journal.

South Consulting Sign@ture: Curso Técnico Básico - 6 hours
October 16th, 2008
AtivaSoft Processamento de Dados Ltda.
Course instructor, along with Jair Jerônimo de Albuquerque and Kleber Reis dos Santos

Encontros Bibli: Revista Eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação
Ad hoc reviewer of volume 13, number 26, 2008

South Consulting Sign@ture: Curso Técnico - 12 hours
October 24th-25th, 2008
South Consulting Signature do Brasil
Participant

Languages

Fluent in Portuguese
Fluent in English
Fluent in Spanish
French for reading purposes
German for conversation

Currículo Lattes

Click here.

Lectures

Implantação de Processos de Desenvolvimento de Software: aspectos gerenciais
November 20th, 2006
Assevim - Brusque - SC
Click here to see the presentation in .ppt format.

O Fluxo de Informação durante a Gerência de Projetos de Software: resultados de uma pesquisa
November 21st, 2007
CESBLU - Blumenau - SC
Click here to see the presentation in .ppt format.

Prizes and Honors

Concurso de Redação Escolar sobre o tema "Minha visão do espaço exterior e o que ele promete para o meu país e para a humanidade"
1st prize in Santa Catarina
Ministério da Educação - MEC
Honorable mention
1991

Escola Técnica do Vale do Itajaí - ETEVI
Commemoration of the 25th foundation anniversary
Sessão Solene da Academia de Oratória
Honor as an ex-student
2005


© All rights reserved. Better viewed in Internet Explorer with a 800x600 resolution.